Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

PLANO DE AULA

Plano de aula
O Plano de aula é um aliado do professor, uma vez que é por intermédio do planejamento que o professor vai delinear suas ações para alcançar seus objetivos ao longo de um período. Ele é feito para uma única aula, mas pode estar inserido em uma sequência didática ou em um projeto.

Exemplo de sequêcia didática para a primeira semana de aula:
Objetivos:
v  Socializar as crianças ao novo ambiente;
v  Interagir por meio de brincadeiras, músicas, histórias, roda de conversa e atividades relacionadas ao seu nome.
v  Elaborar os combinados da classe.

Conteúdos:

v  Conversas, relatos de vivências.
v  Nomes dos colegas, da professora.
v  Crachá e cartaz de nomes;
v  Alfabeto;
v  Histórias infantis de livros;
v  Regras de convivência e valores;
v  Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
v  Brincadeiras
v  A família do aluno

Procedimentos:

2ª feira –  Recepção das crianças.  Minha apresentação e das crianças.
                  Entrega dos crachás e dinâmica de grupo (Quebra-gelo)
       Passeio na escola e suas dependências. Na sala, discussão sobre os combinados.
       Leitura pelo professor: Ex: Camila e a volta às aulas.

feira Roda de conversa sobre o primeiro dia de aula.
                Brincadeiras por meio de cantigas de roda.
                 Jogos com os crachás de nomes.
                Leitura pelo professor: Ex: O batalhão das letras, cada letra uma aventura e música do alfabeto.


4ª feira – Roda de conversa sobre a rotina da escola e dos combinados.
                 Leitura pelo professor: Ex: Curiosidade premiada
                 Atividade envolvendo as expectativas das crianças com relação à escola.
                 Brincadeiras de mímica.
                 
5ª feira –  Roda de conversa sobre a família da criança.
                   Representação da família em forma de desenho.
                   Atividade com cartaz com os nomes das crianças
                   Brincadeiras de roda.
                   Roda de leitura livre.

6ª feira  - Leitura pelo professor: Ex: E eu com isso? (respeito)
                 Roda de conversa sobre valores.         
                 Dinâmica de grupo. ( O amor)
      Revisão  dos combinados (cartazes)
      Brincadeiras de roda.

Recursos:
v  Crachá com o nome;
v  Brincadeiras
v  Cantigas de roda
v  Jogos
v  Hora do Conto
v  Literatura infantil que explore a diversidade e o respeito
v  Cartaz coletivo – nomes das crianças
v  Cartaz dos combinados



Avaliação:
A avaliação será  contínua, observando o interesse e a participação nas atividades propostas.

0 comentários:

Postar um comentário