Plano de aula
O Plano de aula é um aliado do professor, uma vez que é por intermédio do planejamento que o professor vai delinear suas ações para alcançar seus objetivos ao longo de um período. Ele é feito para uma única aula, mas pode estar inserido em uma sequência didática ou em um projeto.
Exemplo de sequêcia didática para a primeira semana de aula:
Objetivos:
v Socializar as crianças ao novo ambiente;
v Interagir por meio de brincadeiras, músicas, histórias, roda de conversa e atividades relacionadas ao seu nome.
v Elaborar os combinados da classe.
Conteúdos:
v Conversas, relatos de vivências.
v Nomes dos colegas, da professora.
v Crachá e cartaz de nomes;
v Alfabeto;
v Histórias infantis de livros;
v Regras de convivência e valores;
v Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
v Brincadeiras
v A família do aluno
Procedimentos:
2ª feira – Recepção das crianças. Minha apresentação e das crianças.
Entrega dos crachás e dinâmica de grupo (Quebra-gelo)
Passeio na escola e suas dependências. Na sala, discussão sobre os combinados.
Leitura pelo professor: Ex: Camila e a volta às aulas.
3ª feira – Roda de conversa sobre o primeiro dia de aula.
Brincadeiras por meio de cantigas de roda.
Jogos com os crachás de nomes.
Leitura pelo professor: Ex: O batalhão das letras, cada letra uma aventura e música do alfabeto.
4ª feira – Roda de conversa sobre a rotina da escola e dos combinados.
Leitura pelo professor: Ex: Curiosidade premiada
Atividade envolvendo as expectativas das crianças com relação à escola.
Brincadeiras de mímica.
5ª feira – Roda de conversa sobre a família da criança.
Representação da família em forma de desenho.
Atividade com cartaz com os nomes das crianças
Brincadeiras de roda.
Roda de leitura livre.
6ª feira - Leitura pelo professor: Ex: E eu com isso? (respeito)
Roda de conversa sobre valores.
Dinâmica de grupo. ( O amor)
Revisão dos combinados (cartazes)
Brincadeiras de roda.
Recursos:
v Crachá com o nome;
v Brincadeiras
v Cantigas de roda
v Jogos
v Hora do Conto
v Literatura infantil que explore a diversidade e o respeito
v Cartaz coletivo – nomes das crianças
v Cartaz dos combinados
Avaliação:
A avaliação será contínua, observando o interesse e a participação nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário