Atividades sobre o filme: Procurando Nemo.
O filme "Procurando Nemo"
objetiva ao meu ver:
- Desenvolver uma reflexão acerca das limitações dos indivíduos em realizar determinadas tarefas e da sua capacidade de superação no dia-a-dia. (Inclusão)
- Propiciar análise sobre problemas cotidianos.
- Desenvolver atitudes de coragem em seguir em frente, sem perder o foco no que concerne a segurança de si mesmo e dos indivíduos em geral.
- Concientizar a respeito da obediência que se deve ter pelos pais.
-
Estimular análise sobre a questão da confiança. Em especial em quem as crianças devem manter confiança.
CONHECENDO
NEMO
Nemo é
um filhote de peixe-palhaço
habitante da Grande
Barreira de Coral,
único sobrevivente de sua ninhada atacada por um predador, que
também matou a sua mãe. O peixinho tem uma deficiência em uma das nadadeiras e,
ao nadar em mar aberto para provar ao pai, Marlin, que era capaz de fazer coisas
que ele não acreditava que o filho pudesse fazer, é capturado por um mergulhador
e levado para um aquário em seu consultório odontológico em
Sydney,
Austrália. No
decorrer do filme, ao mesmo tempo que seu pai tenta resgatá-lo, ele tenta a todo
custo escapar do aquário onde está aprisionado.
ATIVIDADES
COM BASE NO FILME:
"PROCURANDO
NEMO".
1 –
ANÁLISE DA SINOPSE:
Procurando
Nemo conta a história de Marlin,
um peixe-palhaço que perde
quase toda a família durante o ataque de um predador (uma barracuda ), e assim,
torna-se um pai super-protetor de seu único filho, Nemo. O problema é que tanta
proteção acaba envergonhando o peixinho na frente dos colegas, e para provar ao
pai que pode se virar sozinho, resolve nadar em mar aberto, quando é capturado
por um mergulhador, e levado para Sydney. Decidido a
encontrá-lo, Marlin nada por todo o oceano, enfrentando todo
tipo de perigo ao lado de Dory, um peixinho-fêmea
muito simpático, mas com um grave problema de perda de memória
recente.
Nesta deliciosa aventura no
fundo do mar, todos os tipos de criaturas marinhas dão o ar da graça. Peixes de
todas as espécies, cavalos-marinhos, tubarões, águas-vivas, tartarugas, baleias e afins. Todo o colorido da
fauna e flora subaquática contagia a tela do cinema e seduz o espectador. A trama,
então, se divide: parte do filme acompanha a viagem de Marlin mar afora e outra parte mostra a
nova vida de Nemo aprisionado em um aquário em Sydney com seus novos
amigos.
A narrativa era ambientada na
Grande
Barreira de Coral, na Austrália.
2 – Após
o estudo da sinopse acima e de assistir o filme, responda as perguntinhas
abaixo:
a) Nemo é um peixe-palhaço quue tem uma nadadeira
menor do que a outra. O pai apelidou tal nadadeira de "nadadeira da sorte". O
que você acha disso?
b) Que
acontecimento trágico marcou a vida da família de
Nemo?
c) Por
que, afinal, o pai de Nemo teme que o filho saia sozinho?
d) Infelizmente, na escola, Nemo desobedece a seu pai.
Que consequência isso acarretou? Como o transtorno causado poderia ter sido
evitado?
e) O que é que Nemo queria provar ao seu pai quando o
desobedeceu se aproximando do barco?
f) Qual foi a principal falha de Nemo nesse momento?
g) Depois que Nemo é levado pelo mergulhador, Marlim
sai pelo oceano em busca de seu querido filho. No percurso ele conhece Dory, uma
peixe-fêmea que o ajuda a encontrar Nemo. Como Dory o ajudou inicialmente?
6 - No mar, segundo o filme, além dos perigos que possui também se encontra solidariedade entre seus habitantes. Afinal, que tipo de ajuda Marlim recebeu?
a) Das
tartarugas?
b) Da
cegonha?
C) Da
baleia?
7 - Aos poucos, em todas as partes do oceano a história de Marlim em busca de seu único filho ganha grande repercussão.
a) De que modo as informações eram transmitidas?
b) O que significa dizer "Quem
conta um conto aumenta um ponto"? Esse ditado popular se aplica a essa
história?
8 - Apos Nemo reencontrar o
pai, Dory é presa em uma grande rede de pesca.
a) Quem a ajuda nesse
momento?
b) Como se deu essa
ajuda?
c) O pai demonstrou ter confiança em Nemo nesse
momento tão perigoso?
9 - Que lições são
transmitidas:
a) A
Nemo:
b) A Marlim:
b) A Marlim:
10 - Apesar das dificuldades, que Nemo possui em nadar e Dory de sofrer de perda de memória recente, a que conclusões podemos chegar diante de tantas superações vividas por esses personagens?
Jogo da
velha com base no filme "Procurando Nemo".
Olha que
Jogo da Memória legal!
Marcador de páginas.
Desenhos para pintar. Há que se
aproveitar a oportunidade e trabalhar a releitura da obra.
FONTE:
Imagens coloridas tornam as
aulas mais interessantes e motivadoras.
A pesquisa abaixo é sobre os
peixes-palhaço.
Popularizados
pelo filme "Procurando Nemo", os peixes-palhaço se adaptam bem a qualquer
aquário marinho. Uma característica muito interessante de seu comportamento é
que podem estabelecer uma relação de simbiose com uma anêmona, usando-a como
proteção. A anêmona por sua vez, aproveita os restos de alimento que são
trazidos pelo peixe. Alguns palhaços são bastante territoriais, expulsando
qualquer um que se aproxime de sua anêmona.
Enfim, esse material suscita
reflexões e estimula a leitura e escrita de maneira lúdica e divertida. O
importante é não esquecer os objetivos que se pretende alcançar. Passar filme
somente por passar, não traz grandes resultados no que concerne o processo de
ensino e aprendizagem, ou seja, é importante explorar o material que se tem.
Ressaltar aspectos relevantes no filme, ensinar o aluno a observar e ter opinião
são muito válidos para o crescimento dos alunos.
créditos:http://educandocomsimplicidade.blogspot.com.br
Espero que tenham
gostado!
BJS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário