segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

TUDO O QUE PRECISO SABER


Gosto deste texto pois ele leva a refletirmos o valor que tem o professor da Educação Infantil, que muitas vezes é discriminado perante a classe; como se seu trabalho tivesse menos valia que de outrem... Mas eu sempre digo: nós temos nas mãos a chance de mudar o mundo, se algo ainda pode ser feito é através da educação infantil... Acreditem!!
 
Beijocas queridas!

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi lá:

1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume a sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e reze antes de deitar.
9. Dê descarga.
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... Desenhe um pouco... Pinte um pouco... Cante um pouco... Dance um pouco... Brinque um pouco... e trabalhe um pouco todos os dias.
13. Tire uma soneca às tardes.
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... Nós também.Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.Estas são verdades, não importa a idade.Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.


                                                                                                                                Robert Fulghum

LINDA MENSAGEM DE NATAL



Quisera, Senhor, neste Natal, montar uma árvore dentro do meu coração e nela pendurar, em vez de presentes, o nome de todos os meus amigos.Os amigos de longe e de perto, os antigos e os recentes, os que vejo todos os dias e os que raramente encontro.Os sempre lembrados e os que, às vezes, ficam esquecidos.Os constantes e os intermitentes, os das horas difíceis e os das horas alegres.Os que, sem querer, eu magoei ou, sem querer, me magoaram.Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles que me sãoconhecidas só as aparências.Os que pouco me devem e aqueles a quem devo muito.Meus amigos jovens, meus amigos velhinhos.Meus amigos homens feitos e as crianças, minhas amiguinhas.Meus amigos humildes e meus amigos importantes.Os nomes de todos que já passaram pela minha vida.Os que me estimam e admiram sem eu saber e os que amo e estimo sem lhes dar a entender.
Quisera, Senhor, neste Natal,montar uma árvore de raízes muito profundas para que os seus nomes nunca mais sejam arrancados da minha vida.Uma árvore de ramos muito extensos para que os novos, vindos de todas as partes, venham juntar-se aos já existentes.Uma árvore de sombra muito agradável, para que a nossa amizade seja um momento de repouso no meio das lutas da vida.