quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Mini-projeto: Profissão das mulheres


Para Educação Infantil
Fonte: Jogos e Brincadeiras


• Preparar o Cantinho do Jogo simbólico com vários materiais utilizados pela mamãe: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc. • 
Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
• Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
• Em seguida, propor que brinquem livremente no Cantinho.• Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos.


MuralFinalizar a atividade propondo um Mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos. O professor também poderá ser o escriba.
TEXTO INFORMATIVO

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

Durante o Congresso Internacional de Mulheres, realizado em 1919, na cidade de Copenhague, Dinamarca, essa data foi escolhida e oficializada como o dia ideal para o Dia Internacional da Mulher em homenagem ao assassínio de 129 mulheres, que foram queimadas em resposta a uma greve realizada na fábrica têxtil Cotton, em Nova York, em 8 de março de 1857.
O motivo da greve era um protesto contra uma jornada diária de 16 horas de trabalho, aliada a baixos salários. Como resposta à manifestação, os patrões ordenaram que fosse ateado fogo no prédio onde essas mulheres se encontravam.

[mãe.jpg]

[mulher-rascunho.jpg]

[mulher+maravilha2.jpg]



Pessoal Envolvido

Pré-escola, 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.


Objetivos

Conscientizar o aluno sobre a importância da figura humana. Valorizar a atuação da mulher na sociedade moderna.


Justificativa

Valorização da Mulher.


Ações Desenvolvidas

Pesquisa;
Releitura de obras famosas;
Poesias;
Cartazes, cartões;
Jogral;
Músicas;
Exposição de atividades no pátio da escola;
Acrósticos;
Confecção de livro expondo direitos das mulheres.


Responsáveis pelo Projeto

Direção, Coordenação, Professores de Pré-escola, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Séries do Ensino Fundamental e funcionários.

Créditos: ABC Educar.

Cartões para o Dia Internacional da Mulher


Retirado do  http://educaja.com.br/


cartao_dia_mulher1

PARABÉNS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário