segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Texto Reflexivo - Não aponte erros, valorize o princípio de saber de seu aluno

Olá, pessoal!!!

Recebi por Email esse texto reflexivo que nos fala tanto da firmeza que devemos ter ao atuarmos em sala de aula.

Espero que gostem...

Quando na segunda semana de aula a professora  entregou, para os alunos de alfabetização, como dever de casa, uma folha de produção de texto muitos pais ficaram indignados...

-As crianças nem sabem juntar sílabas, não sabem ler, mal escrevem o nome. Essa professora é doida?
Fez bem a professora em prosseguir com sua estratégia ainda que desaprovada por muitos pais (alguns deles igualmente professores) fez as recomendações e continuou desenvolvendo seu trabalho.
A garotinha chegou em casa com aquele folha e olhava pra mãe e dizia:
- Mas eu não sei...
A mãe respondia:
- Você não tentou
E ela chorava ...
- E  se eu errar?
- Se errar agora pode arrumar depois.
E conforme ela ia tentando sem saber escrever palavra alguma (com medo de errar) as lágrimas molhavam o papel.Muitos professores apontavam o erro diariamente, e ela já tinha 3 anos de vida escolar. Tinha medo de errar.Mas ela fez sua produção textual desajeitada.
Ficou aquela atividade, borrada, cheia de palavras incompletas  algumas incompreensíveis. 
Mas a professora orientou
- Não conte a história para ela escrever , não faça por ela e não diga que ela errou.
No outro dia ela chega em casa feliz.
- Mãe, contei minha história pra os colegas. Eles adoraram.
Pensar que não se compreendia uma linha.

Uma semana depois ela já formava algumas frases, meio incompletas, um mês depois já fazia o texto de uma folha serrando as sílabas complexas.
Dois meses depois ela pede:
- Mãe, fala ai a palavra maravilhoso pra eu saber como escreve!
- A mãe soletra:
- MA-RA-VI-LHO-SO
Ao quea  criança diz toda serelepe.
- Um M com um A, um R com um A um LHO - e grita- Mãe eu tô ficando boa nesse negócio de LH.
Resultado... 
Três meses depois ela chega com a folha de produção de texto feliz da vida e não pede ajuda para fazer... Senta na mesa, começa a escrever e diz ao fim.
- Mãe, acabei, vou contar pra vc ouvir...
Lê, escreve e brinca de salada de fruta com os irmãos.

Moral da História: Se você é um bom professor e tem segurança do que está desenvolvendo em sala de aula , não se preocupe nem lamente pelas críticas, siga a diante e colha os frutos.

PS: Isso ninguém me contou, não é apenas um texto para refletir, é relato do que aconteceu com minha filha esse ano. Vivi, posso falar sobre isso com propriedade.
Não aponte erros, valorize o princípio de saber de seu aluno.


Gi Barbosa Carvalho

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