quarta-feira, 11 de abril de 2012

Atividades Procurando Nemo

Atividades sobre o filme: Procurando Nemo.

O filme "Procurando Nemo" objetiva ao meu ver:

  • Desenvolver uma reflexão acerca das limitações dos indivíduos em realizar determinadas tarefas e da sua capacidade de superação no dia-a-dia. (Inclusão)
  • Propiciar análise sobre problemas cotidianos.
  • Desenvolver atitudes de coragem em seguir em frente, sem perder o foco no que concerne a segurança de si mesmo e dos indivíduos em geral.
  • Concientizar a respeito da obediência que se deve ter pelos pais.
  • Estimular análise sobre a questão da confiança. Em especial em quem as crianças devem manter confiança.

CONHECENDO NEMO
Nemo é um filhote de peixe-palhaço habitante da Grande Barreira de Coral, único sobrevivente de sua ninhada atacada por um predador, que também matou a sua mãe. O peixinho tem uma deficiência em uma das nadadeiras e, ao nadar em mar aberto para provar ao pai, Marlin, que era capaz de fazer coisas que ele não acreditava que o filho pudesse fazer, é capturado por um mergulhador e levado para um aquário em seu consultório odontológico em Sydney, Austrália. No decorrer do filme, ao mesmo tempo que seu pai tenta resgatá-lo, ele tenta a todo custo escapar do aquário onde está aprisionado.


ATIVIDADES COM BASE NO FILME:
"PROCURANDO NEMO".
1 – ANÁLISE DA SINOPSE:
Procurando Nemo conta a história de Marlin, um peixe-palhaço que perde quase toda a família durante o ataque de um predador (uma barracuda ), e assim, torna-se um pai super-protetor de seu único filho, Nemo. O problema é que tanta proteção acaba envergonhando o peixinho na frente dos colegas, e para provar ao pai que pode se virar sozinho, resolve nadar em mar aberto, quando é capturado por um mergulhador, e levado para Sydney. Decidido a encontrá-lo, Marlin nada por todo o oceano, enfrentando todo tipo de perigo ao lado de Dory, um peixinho-fêmea muito simpático, mas com um grave problema de perda de memória recente.
Nesta deliciosa aventura no fundo do mar, todos os tipos de criaturas marinhas dão o ar da graça. Peixes de todas as espécies, cavalos-marinhos, tubarões, águas-vivas, tartarugas, baleias e afins. Todo o colorido da fauna e flora subaquática contagia a tela do cinema e seduz o espectador. A trama, então, se divide: parte do filme acompanha a viagem de Marlin mar afora e outra parte mostra a nova vida de Nemo aprisionado em um aquário em Sydney com seus novos amigos.
A narrativa era ambientada na Grande Barreira de Coral, na Austrália.

2 – Após o estudo da sinopse acima e de assistir o filme, responda as perguntinhas abaixo:

a) Nemo é um peixe-palhaço quue tem uma nadadeira menor do que a outra. O pai apelidou tal nadadeira de "nadadeira da sorte". O que você acha disso?
b) Que acontecimento trágico marcou a vida da família de Nemo?
c) Por que, afinal, o pai de Nemo teme que o filho saia sozinho?

d) Infelizmente, na escola, Nemo desobedece a seu pai. Que consequência isso acarretou? Como o transtorno causado poderia ter sido evitado?
e) O que é que Nemo queria provar ao seu pai quando o desobedeceu se aproximando do barco?

f) Qual foi a principal falha de Nemo nesse momento?

g) Depois que Nemo é levado pelo mergulhador, Marlim sai pelo oceano em busca de seu querido filho. No percurso ele conhece Dory, uma peixe-fêmea que o ajuda a encontrar Nemo. Como Dory o ajudou inicialmente?


6 - No mar, segundo o filme, além dos perigos que possui também se encontra solidariedade entre seus habitantes. Afinal, que tipo de ajuda Marlim recebeu?
a) Das tartarugas?
b) Da cegonha?
C) Da baleia?

7 - Aos poucos, em todas as partes do oceano a história de Marlim em busca de seu único filho ganha grande repercussão.

a) De que modo as informações eram transmitidas?
b) O que significa dizer "Quem conta um conto aumenta um ponto"? Esse ditado popular se aplica a essa história?

8 - Apos Nemo reencontrar o pai, Dory é presa em uma grande rede de pesca.
a) Quem a ajuda nesse momento?
b) Como se deu essa ajuda?
 
c) O pai demonstrou ter confiança em Nemo nesse momento tão perigoso?
9 - Que lições são transmitidas:
a) A Nemo:

b) A Marlim:

10 - Apesar das dificuldades, que Nemo possui em nadar e Dory de sofrer de perda de memória recente, a que conclusões podemos chegar diante de tantas superações vividas por esses personagens?

Jogo da velha com base no filme "Procurando Nemo".


Olha que Jogo da Memória legal!

Marcador de páginas.



Desenhos para pintar. Há que se aproveitar a oportunidade e trabalhar a releitura da obra.













FONTE:

Imagens coloridas tornam as aulas mais interessantes e motivadoras.













A pesquisa abaixo é sobre os peixes-palhaço.
Popularizados pelo filme "Procurando Nemo", os peixes-palhaço se adaptam bem a qualquer aquário marinho. Uma característica muito interessante de seu comportamento é que podem estabelecer uma relação de simbiose com uma anêmona, usando-a como proteção. A anêmona por sua vez, aproveita os restos de alimento que são trazidos pelo peixe. Alguns palhaços são bastante territoriais, expulsando qualquer um que se aproxime de sua anêmona.


Enfim, esse material suscita reflexões e estimula a leitura e escrita de maneira lúdica e divertida. O importante é não esquecer os objetivos que se pretende alcançar. Passar filme somente por passar, não traz grandes resultados no que concerne o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, é importante explorar o material que se tem. Ressaltar aspectos relevantes no filme, ensinar o aluno a observar e ter opinião são muito válidos para o crescimento dos alunos.
créditos:http://educandocomsimplicidade.blogspot.com.br

Espero que tenham gostado!
BJS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário