segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Atividades Folclóricas














Créditos: Ideia Criativa

Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse


1) Antes de tudo eu sou uma criança.


Eu tenho Autismo. Eu não sou somente "Autista". O meu autismo é só um aspecto do meu carácter. Não me define como pessoa. Você é uma pessoa com pensamentos, sentimentos e talentos. Ou você é somente gordo, magro, alto, baixo, míope. Talvez estas sejam algumas coisas que eu perceba quando conhecer você, mas isso não é necessariamente o que você é. Sendo um adulto, você tem algum controle de como se auto-define. Se quer excluir uma característica, pode se expressar de maneira diferente. Sendo criança eu ainda estou descobrindo. Nem você ou eu podemos saber do que eu sou capaz. Definir-me somente por uma característica, acaba-se correndo o risco
de manter expectativas que serão pequenas para mim. E se eu sinto que você acha que não posso fazer algo, a minha resposta naturalmente será: Para que tentar?

2) A minha percepção sensorial é desordenada.

Interacção sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo. Quer dizer que sentidos ordinários como audição, olfacto, paladar, toque, sensações que passam desapercebidas no seu dia-a-dia podem ser dolorosas para mim. O ambiente em que eu vivo pode ser hostil para mim. Eu posso parecer distraído ou em outro planeta, mas eu só estou tentando me defender. Vou explicar o porquê uma simples ida ao mercado pode ser um inferno para mim: a minha audição pode ser muito sensível. Muitas pessoas podem estar falando ao mesmo tempo, música, anúncios, barulho da caixa registradora, telemóveis tocando, crianças chorando, pessoas tossindo, luzes fluorescentes. O meu cérebro não pode assimilar todas estas informações, provocando em mim uma perda de controlo. O meu olfacto pode ser muito sensível. O peixe que está à venda na peixaria não está
fresco; a pessoa que está perto pode não ter tomado banho hoje; o bébé ao lado pode estar com uma fralda suja; o chão pode ter sido limpo com amónia. Eu não consigo separar os cheiros e começo a passar mal. Porque o meu sentido principal é o visual. Então, a visão pode ser o primeiro sentido a ser super-estimulado. A luz fluorescente não é somente muito brilhante, ela pisca e pode fazer um barulho. O quarto parece pulsar e isso machuca os meus olhos. Esta pulsação da luz cobre tudo e distorce o que estou vendo. O espaço parece estar sempre mudando. Eu vejo um brilho na janela, são muitas coisas para que eu consiga me concentrar. O ventilador, as pessoas andando
de um lado para o outro... Tudo isso afecta os meus sentidos e agora eu não sei onde o meu corpo está neste espaço.

3) Por favor, lembre de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer) Receber e expressar a linguagem e vocabulário pode ser muito difícil para mim.


Não é que eu não escute as frases. É que eu não te compreendo. Quando você me chama do outro lado doquarto, isto é o que eu escuto "BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João". Ao invés disso, venha falar comigo directamente com um vocabulário simples: "João, por favor, coloque o seu livro na estante. Está na hora de almoçar". Isso me diz o que você quer que eu faça e o que vai acontecer depois. Assim é mais fácil para compreender.

4) Eu sou um "pensador concreto" (CONCRETE THINKER). O meu pensamento é concreto, não consigo fazer abstracções.



Eu interpreto muito pouco o sentido oculto das palavras. É muito confuso para mim quando você diz "não enche o saco", quando o que você quer dizer é "não me aborreça". Não diga que "isso é moleza, é mamão com açúcar"quando não há nenhum a mamão com açúcar por perto e o que você quer dizer é que isso é algo fácil de fazer. Gírias, piadas, duplas intenções, paráfrases, indirectas, sarcasmo eu não compreendo.

5) Por favor, tenha paciência com o meu vocabulário limitado.


Dizer o que eu preciso é muito difícil para mim, quando não sei as palavras para descrever o que sinto. Posso estar com fome, frustrado, com medo e confuso, mas agora estas palavras estão além da minha capacidade, do que eu possa expressar. Por isso, preste atenção na linguagem do meu corpo (retracção, agitação ou outros sinais de que algo está errado).
Por um outro lado, posso parecer como um pequeno professor ou um artista de cinema dizendo palavras acima da minha capacidade na minha idade. Na verdade, são palavras que eu memorizei do mundo ao meu redor para compensar a minha deficiência na linguagem. Por que eu sei exactamente o que é esperado de mim como resposta quando alguém fala comigo. As palavras difíceis que de vez em quando falo podem vir de livros, TV, ou até mesmo serem palavras de outras pessoas. Isto é chamado de ECOLALIA. Não preciso compreender o contexto das palavras que estou usando. Eu só sei que devo dizer alguma coisa.

6) Eu sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim.


Por favor, mostre-me como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente me dizer.
E, por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições consistentes ajudam-me a aprender. Um esquema visual ajuda-me durante o dia-a-dia. Alivia-me do stress de ter que lembrar o que vai acontecer. Ajuda-me a ter uma transição mais fácil entre uma actividade e outra. Ajuda-me a controlar o tempo, as minhas actividades e alcançar as suas expectativas. Eu não vou perder a necessidade de ter um esquema visual por estar crescendo. Mas o meu nível de representação pode mudar. Antes que eu possa ler, preciso de um esquema visual com fotografias ou desenhos simples. Com o meu crescimento, uma combinação de palavras e fotos pode ajudar mais tarde a conhecer as palavras.

7) Por favor, preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso fazer.



Como qualquer outro ser humano não posso aprender em um ambiente onde sempre me sinta inútil, que há algo errado comigo e que preciso de "CONSERTO". Para que tentar fazer alguma coisa nova quando sei que vou ser criticado?
Construtivamente ou não é uma coisa que vou evitar. Procure o meu potencial e você vai encontrar muitos! Terei mais que uma maneira para fazer as coisas.

8) Por favor, me ajude com as interacções sociais.


Pode parecer que não quero brincar com as outras crianças no parque, mas algumas vezes simplesmente não sei como começar uma conversa ou entrar na brincadeira. Se você pode encorajar outras crianças a me convidarem a jogar futebol ou brincar com carrinhos, talvez eu fique muito feliz por ser incluído. Eu sou melhor em brincadeiras que tenham actividades com estrutura começo-meio-fim. Não sei como "LER" expressão facial, linguagem corporal ou emoções de outras pessoas. Agradeço se você me ensinar como devo responder socialmente. Exemplo: Se eu rir quando Sandra cair do escorrega não é que eu ache engraçado. É que eu não sei como agir socialmente. Ensine-me a dizer: "você esta bem?".

9) Tente encontrar o que provoca a minha perda de controlo.


Perda de controlo, "chilique", birra, má-criação, escândalo, como você quiser chamar, eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo. Se você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso poderá ser prevenido - ou até evitado. Mantenha um diário de horas, lugares pessoas e actividades. Você encontrar uma sequência pode parecer difícil no começo, mas, com certeza, vai conseguir. Tente lembrar que todo comportamento é uma forma de comunicação. Isso dirá a você o que as minhas palavras não podem dizer: como eu sinto o meu ambiente e o que está acontecendo dentro
dele.

10) Se você é um membro da família me ame sem nenhuma condição.

Elimine pensamentos como "Se ele pelo menos pudesse…" ou "Porque ele não pode…" Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais tinham para você e você não gostaria de ser sempre lembrado disso. Eu não escolhi ser autista. Mas lembre-se que isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda as minhas hipóteses de alcançar uma vida adulta digna serão pequenas. Com o seu suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa.
Eu prometo: EU VALHO A PENA.
E, finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência.
Ajuda a ver o meu autismo como uma habilidade diferente e não uma incapacidade. Olhe por cima do que você acha que seja uma limitação e veja o presente que o autismo me deu. Talvez seja verdade que eu não seja bom no contacto olho-no-olho e conversas, mas você notou que eu não minto, roubo em jogos, fofoco com as colegas de classe ou julgo outras pessoas? É verdade que eu não vou ser um Ronaldinho "Fenômeno" do futebol. Mas, com a minha capacidade de prestar atenção e de concentração no que me interessa, eu posso ser o próximo Einstein, Mozart ou Van Gogh (eles também tinham Autismo), uma possível resposta para Alzheimer, o enigma da
vida extraterrestre, etc. - O que o futuro tem guardado para crianças autistas como eu, está no próprio futuro. Tudo que eu posso ser não vai acontecer sem você sendo a minha Base.
Pense sobre estas "regras" sociais e se elas não fazem sentido para mim, deixe de lado. Seja o meu protector seja o meu amigo e nós vamos ver ate onde eu posso ir.
CONTO COM VOCÊ!!!

Retirado do site: http://www.autimismo.com.br/

Jogo Pedagógico Temática Folclore


Olá... 

Joguinho folclórico para trabalhar número e quantidade.
Basta imprimir, recortar, embaralhar as cartinhas e disponibilizar um baralho para cada grupinho de 4.
Cada um tira uma carta e pinta a quantidade corretamente ou cola um grão, ou uma bolinha de papel crepom em cada espaço até chegar à quantidade indicada na carta.
Ao término da atividade o professor poderá plastificar as cartas e deixar que as crianças utilizem como Jogo da Memória.



Créditos: Ideia Criativa


Texto Reflexivo - Não aponte erros, valorize o princípio de saber de seu aluno

Olá, pessoal!!!

Recebi por Email esse texto reflexivo que nos fala tanto da firmeza que devemos ter ao atuarmos em sala de aula.

Espero que gostem...

Quando na segunda semana de aula a professora  entregou, para os alunos de alfabetização, como dever de casa, uma folha de produção de texto muitos pais ficaram indignados...

-As crianças nem sabem juntar sílabas, não sabem ler, mal escrevem o nome. Essa professora é doida?
Fez bem a professora em prosseguir com sua estratégia ainda que desaprovada por muitos pais (alguns deles igualmente professores) fez as recomendações e continuou desenvolvendo seu trabalho.
A garotinha chegou em casa com aquele folha e olhava pra mãe e dizia:
- Mas eu não sei...
A mãe respondia:
- Você não tentou
E ela chorava ...
- E  se eu errar?
- Se errar agora pode arrumar depois.
E conforme ela ia tentando sem saber escrever palavra alguma (com medo de errar) as lágrimas molhavam o papel.Muitos professores apontavam o erro diariamente, e ela já tinha 3 anos de vida escolar. Tinha medo de errar.Mas ela fez sua produção textual desajeitada.
Ficou aquela atividade, borrada, cheia de palavras incompletas  algumas incompreensíveis. 
Mas a professora orientou
- Não conte a história para ela escrever , não faça por ela e não diga que ela errou.
No outro dia ela chega em casa feliz.
- Mãe, contei minha história pra os colegas. Eles adoraram.
Pensar que não se compreendia uma linha.

Uma semana depois ela já formava algumas frases, meio incompletas, um mês depois já fazia o texto de uma folha serrando as sílabas complexas.
Dois meses depois ela pede:
- Mãe, fala ai a palavra maravilhoso pra eu saber como escreve!
- A mãe soletra:
- MA-RA-VI-LHO-SO
Ao quea  criança diz toda serelepe.
- Um M com um A, um R com um A um LHO - e grita- Mãe eu tô ficando boa nesse negócio de LH.
Resultado... 
Três meses depois ela chega com a folha de produção de texto feliz da vida e não pede ajuda para fazer... Senta na mesa, começa a escrever e diz ao fim.
- Mãe, acabei, vou contar pra vc ouvir...
Lê, escreve e brinca de salada de fruta com os irmãos.

Moral da História: Se você é um bom professor e tem segurança do que está desenvolvendo em sala de aula , não se preocupe nem lamente pelas críticas, siga a diante e colha os frutos.

PS: Isso ninguém me contou, não é apenas um texto para refletir, é relato do que aconteceu com minha filha esse ano. Vivi, posso falar sobre isso com propriedade.
Não aponte erros, valorize o princípio de saber de seu aluno.


Gi Barbosa Carvalho

domingo, 12 de agosto de 2012

RECEITAS DE TINTAS CASEIRAS


Olá Professores e Papais!

Receitas de Tintas Caseiras Comestíveis

Tinta de Maizena e Vinagre

2 colheres de chá de vinagre branco
2 colheres de chá de Maizena
20 gotas de corante de comestível

Em uma tigela misture o vinagre, a maizena e o corante diluido e misture.



Tinta de Farinha de Trigo


1 xícara de Farinha de trigo
3 xícaras  de Água
Corante alimentício

Misture misture a farinha de trigo e a água em uma panela.
Ferva até que a mistura fique densa.
Acrescente qualquer corante na cor preferida.

Tinta de Gelatina



Pó para gelatina
Água

Junte a água e o pó para gelatina até obter a consistência cremosa.

Tinta de legumes e/ou verduras
 
Água e pedaços de beterraba
 
Bata a beterraba no liquidificador com pouca água. 
Não é necessário coar. 
Variações: Para obter uma massa mole, acrescente farinha de trigo e óleo.
Para conseguir efeito aguarela, acrescente água. Ainda é possível engrossar a tinta. Coloque tudo numa panela, acrescente amido de milho ou farinha de trigo à mistura e cozinhe até ficar com aparência de papa. Poderá ser usada quando estiver fria ou morna.Fonte: revista Nova Escola - agosto 2007)
 
Tinta de cenoura

Cenouras cozidas e amassada
Água
Maizena.

Dissolva a maizena em um pouco de água, misture a cenoura e leve ao fogo para engrossar até virar um mingau bem firme. 



Créditos : IDEIA CRIATIVA