Projeto Procurando Nemo
Aprendendo com o Nemo
JUSTIFICATIVA
O
trabalho com vídeos infantis torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima
da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
Recuperar as histórias da primeira
infância;
Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);
Explorar a linguagem oral e escrita.
MATERIAIS:
DVD: Procurando Nemo; Televisão e DVD; Fantoches ou dedoches dos personagens; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
DESENVOLVIMENTO
Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);
Explorar a linguagem oral e escrita.
MATERIAIS:
DVD: Procurando Nemo; Televisão e DVD; Fantoches ou dedoches dos personagens; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
DESENVOLVIMENTO
1) Apresentação do filme: capa,
material, título, gravadora, ilustrações.
2) Contar a história Fazendo inferências;
3) Levantar questionamentos sobre o filme ;
4) Passar o filme:
5) Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?, O que?, Como?, Com quem?);
7)Citar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
6) Dramatização;
7) Atividades orais e/ou escritas tais como:
· Escrita de palavras com letras móveis
· Caça-personagens
· Cruzadinha
· Receita
· Seqüência com tarjas (música)
· Reescrita coletiva de um texto elaborado pela classe
· Você já se perdeu de seus pais alguma vez? Se você nunca se perdeu, conte alguma história de alguém que já tenha se perdido.
· Escreva um bilhete para o pai do Nem que ele está bem.
2) Contar a história Fazendo inferências;
3) Levantar questionamentos sobre o filme ;
4) Passar o filme:
5) Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?, O que?, Como?, Com quem?);
7)Citar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
6) Dramatização;
7) Atividades orais e/ou escritas tais como:
· Escrita de palavras com letras móveis
· Caça-personagens
· Cruzadinha
· Receita
· Seqüência com tarjas (música)
· Reescrita coletiva de um texto elaborado pela classe
· Você já se perdeu de seus pais alguma vez? Se você nunca se perdeu, conte alguma história de alguém que já tenha se perdido.
· Escreva um bilhete para o pai do Nem que ele está bem.
TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo,
responsabilidade, cooperação, autonomia, organização, solidariedade. Trabalho
coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural:
Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas
e educadores nas diferentes culturas;
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
HISTÓRIA – GEOGRAFIA –
CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMAS: RELAÇÃO PAI-FILHO, FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS MARINHOS, ALIMENTOS ,...
1) Diga sim ou não nas características dos peixes: (Oralmente)
Feroz, aquático,mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de escamas, selvagem, bípede.
2) O peixe é um animal marinho, e tem o corpo coberto de escamas. Escreva o nome de outros animais que têm as mesmas características.
3) Qual é o tipo de alimentação dos peixes? (Oralmente)
4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
5) Escreva nomes de outros seres aquáticos que servem de alimentação para o homem.
6) Diga nomes de peixes.
7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima. (Oralmente)
Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais? (Oralmente)
9) Você tem um aquário em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele? (Oralmente)
10) Como deve ser o local onde os animais vivem? (Oralmente)
11) Em que zona do município acontece a história do Nemo? (Oralmente)
12) Em qual zona você mora? (Oralmente)
13) Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente)
14) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente)
15) Que meios de transportes aparecem no filme? (Oralmente)
16) Desses qual o meio de transporte que você mais usa? (Oralmente)
17) Você obedece a seus pais? Como você trata seus pais? (Oralmente)
18) Desenhe os meios de transporte que você conhece: Terrestre Aquático Aéreo
19) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê? (Oralmente)
20) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).
21) Vamos recordar onde moramos: (Oralmente)
Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município,
TEMAS: RELAÇÃO PAI-FILHO, FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS MARINHOS, ALIMENTOS ,...
1) Diga sim ou não nas características dos peixes: (Oralmente)
Feroz, aquático,mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de escamas, selvagem, bípede.
2) O peixe é um animal marinho, e tem o corpo coberto de escamas. Escreva o nome de outros animais que têm as mesmas características.
3) Qual é o tipo de alimentação dos peixes? (Oralmente)
4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
5) Escreva nomes de outros seres aquáticos que servem de alimentação para o homem.
6) Diga nomes de peixes.
7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima. (Oralmente)
Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais? (Oralmente)
9) Você tem um aquário em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele? (Oralmente)
10) Como deve ser o local onde os animais vivem? (Oralmente)
11) Em que zona do município acontece a história do Nemo? (Oralmente)
12) Em qual zona você mora? (Oralmente)
13) Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente)
14) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente)
15) Que meios de transportes aparecem no filme? (Oralmente)
16) Desses qual o meio de transporte que você mais usa? (Oralmente)
17) Você obedece a seus pais? Como você trata seus pais? (Oralmente)
18) Desenhe os meios de transporte que você conhece: Terrestre Aquático Aéreo
19) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê? (Oralmente)
20) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).
21) Vamos recordar onde moramos: (Oralmente)
Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município,
créditos: http://armarioludico.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário