quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sugestões de atividades para o dia do índio

Atividade 1: A Moradia dos índios

1. Objetivo: Conhecer os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
2. Desenvolvimento:
As ocas são as casas dos índios. Elas são compartilhadas por famílias de até 40 pessoas. Filhos, genros, noras, netas moram juntos, na maloca do patriarca.

E você, em que tipo de moradia vive? Marque:
( ) casa ( ) apartamento


Agora faça uma lista das pessoas que moram com você.


Atividade 2: Objetos indígenas




1. Objetivo: Conhecer os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
2. Desenvolvimento:

Vamos ler uma lista dos objetos indígenas:

Risque a palavra que não combina com esta lista.

  • rede

  • cocar

  • máscara

  • computador



2 Faça você também uma lista e coloque uma palavra que não combine com as outras. Depois, troque com um amigo para que ele descubra qual a palavra que não combina com sua lista.






Atividade 3: Porque os índios se pintam

Liste em seu caderno alguns motivos pelos quais os índios se pintam.
E você, conhece alguém que não seja índio e que goste de se pintar? Quem?
Em quais situações esta pessoa se pinta?




Atividade 4: As cores das pinturas indígenas

Quando o índio pinta seu corpo, ele expressa o que sente e o que quer, pois cada desenho e cada cor têm um significado. Preto e vermelho são as cores da guerra.
Responda: que cor você usaria para expressar:
· Alegria?
· Raiva?
· Um susto?
· Medo?
· O amor?



Atividade 5: O que é, o que é?



Responda: qual é...?
a) O nome que se dá ao filho do índio com o branco? (Mameluco)
b) O nome que se dá ao filho do índio com o negro? (Cafuzo)
c) O nome que os índios Tupis davam ao nosso país? (Pindorama)




Atividade 6: Palavras de influência indígena


Muitos estados, municípios e rios têm nome de origem indígena. Vamos ver se você descobre seus significados.

PALAVRA SIGNIFICADO
PARANÁ Mar
PIAUÍ Rio dos Piaus
SERGIPE Rio dos Siris
TOCANTINS Bico de Tucano




Atividade 7: Idiomas

A língua tupi era uma das 1.200 línguas indígenas conhecidas no ano de 1500.
Até meados do século XVIII, foi o idioma mais falado no território brasileiro.

Responda:
· Qual o nome do idioma que falamos em nosso país?
· E nos países do quadro abaixo?


País Idioma
Estados Unidos Inglês
Espanha Espanhol
Itália Italiano
Alemanha Alemão




Atividade 8: Brincadeiras indígenas

Organize as palavras e descubra os nomes de algumas brincadeiras das crianças indígenas:
· gavião de Jogo: Jogo do gavião
· pacu do peixe Jogo: Jogo do peixe pacu
· animais Imitação e de pássaros: Imitação de animais e pássaros




Atividade 9: Diagrama dos alimentos indígenas

A variedade de nossa mesa deve muito aos alimentos cultivados pelos índios.
Procure alguns desses alimentos no diagrama abaixo:


A B A C A X I N M L K
A S D F G H J K L P O
L A M A N D I O C A G
Q W E R T Y U I O P O
M I L H O K J U H G F
G T I C A J U U I O P
C D E R T G V F D S D
B A T A T A D O C E F
M J H G F D S E R T A
J A B U T I C A B A N

resposta: BATATA-DOCE , MANDIOCA, MILHO, ABACAXI, CAJU, JABUTICABA



Atividade 10: As tribos indígenas



Vamos ler e cantar a primeira parte da música “Chegança” de Antônio Nóbrega e Wilson Freire.
Sou Pataxó,
sou Xavante e Cariri,
Ianonami, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancaruru.
Carijó, Tupinajé,
Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-ô, Tupinambá
Agora procure os nomes das tribos que começam com a letra indicada: C e T




Atividade 11: Pesquise



· Na sua região ainda existem tribos indígenas? Entreviste pessoas da sua comunidade e tente descobrir quais são e onde vivem.
· Pesquise nomes indígenas que temos em nossa vida hoje e escreva em seu caderno.


Atividade 12: Fazendo Petecas



1. Objetivo: exploração e reconhecimento de diferentes movimentos.
2. Desenvolvimento:


Você vai precisar de
· 1 pedra pequena e chata
· Palha de milho
· Barbante
· Penas coloridas


Modo de fazer: Coloque a pedra sobre um pedaço de palha e enrole. A pedra servirá para dar peso à peteca. Em seguida, vá embrulhando-a em outras palhas, de modo que as pontas fiquem para o mesmo lado. Só pare quando o embrulho tiver quase o tamanho da palma da sua mão.
Amarre as pontas com o barbante. Enfie as penas pelo vão, espalhando-as por igual. Se um lado tiver mais penas do que o outro, a peteca não vai funcionar.



Atividade 13: Cantando e estudando o texto

Professor: utilize para essa atividade a música Todo dia era dia de índio, de Jorge Benjor.
Disponível em
http://vagalume.uol.com.br/jorge-ben-jor/curumim-chama-cunhata-que-eu-voucontar-todo-dia-era-dia-de-indio.html

· Marque na música a palavra índio. Quantas vezes ela aparece?
· Que tal desenhar índios de diferentes tipos para enfeitar o cartaz feito por
sua professora com a letra da música?


Atividade 14: Organize fichas

Realize com seu grupo o estudo das diferentes tribos que povoam os Estados do Brasil e organize suas descobertas em fichas, nas quais as crianças poderão consultar sempre que tiverem dúvidas sobre tipo de alimentação, vestuário, usos e costumes dos diferentes povos indígenas.
Sugestão: Xavante, Guarani, Tucano, Caiapó, Ianomâmi, Apinajé, Bororo, Camaiurá, Mundurucu.



Atividade 15: As aldeias


Você sabia que cada tribo constrói a sua aldeia com um desenho diferente?
Os Bororos e os Caiapós organizam sua aldeia de forma circular em torno de uma praça. Já os Xavantes organizam sua aldeia em forma de U, voltadas para um rio. Os Mundurucus e os Carajás organizam suas ocas em fileiras.
Agora que você já sabe como os índios organizam suas casas, represente-as com desenho em seu caderno.



Atividade 16: Os adereços dos índios



Os enfeites dos índios são confeccionados por penas, sementes, palhas, conchas, madeira e até dente e osso de bicho. É isso é feito através de um trabalho manual que os índios aprendem desde criança.

Você quer aprender a fazer um colar de índio? Você vai precisar de:
· Fio de náilon ou fio de silicone
· Agulha
· Miçangas azuis, vermelhas e pretas
· Sementes de frutas
Como fazer:
Corte um pedaço do náilon ou silicone de aproximadamente 70 cm. Passe as contas por ele e amarre as duas pontas. Você pode fazer colares de uma cor só ou misturar as miçangas. Se preferir os de uma cor só monte vários e useos todos juntos.
Para o colar de sementes, escolhas as mais macias, como as de caqui ou melancia. Deixe-as secar no sol. Com ajuda de um adulto, enfie um pedaço do fio de náilon ou silicone na agulha e passe-a pelas sementes com muito cuidado. Finalize atando as pontas com um nó.
Atividade 17: Brinquedo de índio


  • Trace um circulo no papelão seguindo a medida de 10 cm de diâmetro.
  • Recorte-o e faça oito furinhos em volta dele, com a ponta de um lápis ou um furador de papel.
  • No meio do círculo faça dois furinhos. Passe o barbante por eles e amarre as pontas.
  • Agora, é só treinar um pouco o jeito de brincar.
  • Segure o barbante pelas pontas e gire o disco até enrolar todo o fio.
  • Estique o barbante, puxando-o com as duas mãos, e afrouxe em seguida. Vá fazendo isso para manter o disco girando. Quanto mais rápido ele rodar, mais barulho fará.


Fonte: Editora Moderna
Retirado do blog:http://pedagogiccos.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. SENSACIONALLLL LOYS ESSES PLANO DE AULAS....MARAVILHA!!!...VOU INCLUIR ALGUMAS DESSAS SUAS ATIVIDADES COM OS MEUS PEQUENOS...PARABÉNS QUERIDA...JÁ LHE SEGUINDO...XRO

    ResponderExcluir